fbpx

Passo a passo para abrir uma empresa em 2025: conte com um contador e facilite o processo

Abrir uma empresa em 2025 pode parecer um verdadeiro desafio, porém, com planejamento correto e conhecimento das etapas necessárias e importantes, o processo pode ser mais simples e eficiente.

O cenário empresarial não para de evoluir, e contar com um contador pode ser a melhor decisão, principalmente se você deseja facilitar e agilizar a abertura da sua empresa.

Ao longo desse conteúdo você terá um passo a passo para abrir a sua empresa de forma segura e com o suporte de um profissional. Boa leitura!

1- Definição do tipo de empresa

O primeiro passo na hora de abrir uma empresa é definir qual será o tipo de negócio que mais se adequa com as suas necessidades. No Brasil as opções mais comuns são:

  • MEI -Microempreendedor Individual: indicado para negócios pequenos com faturamento de até R$81 mil ao ano.
  • Ltda – Sociedade Limitada: mais comum para empresas com sócios.

Conte com a orientação de um profissional sobre a melhor opção para o seu ramo de atuação, faturamento e riscos que podem acompanhar os negócios.

2- Escolha o CNAE corretamente

Toda empresa deve ter um Código Nacional de Atividade Econômica – CNAE, do qual define a atividade exercida. Sendo assim, essa escolha impacta diretamente no pagamento dos impostos.

Nessa etapa, o contador poderá ajudar a identificar o CNAE correto, assim, evitando problemas com o fisco futuramente.

3- Escolha um regime tributário

Escolher o regime tributário pode ser considerado uma das etapas mais importantes dos processos, onde os mais comuns são:

  • Simples Nacional: indicado para pequenas e médias empresas, com uma tributação simplificada.
  • Lucro Presumido: para empresas com um faturamento anual de até R$78 milhões.
  • Lucro Real: necessário para aquelas empresas maiores, ou, que tenham uma margem de lucro mais reduzida.

Nessa etapa, indica-se ter o auxílio de um contador experiente, responsável em ajudá-lo a determinar o melhor e mais vantajoso regime para a sua empresa.

4- Registre a empresa na Junta Comercial ou Cartório

Tendo a estrutura do negócio definida, é preciso registrar a empresa na Junta Comercial do seu estado ou cartório (dependendo do tipo de atividade). Registro esse que oficializa a existência da sua empresa, permitindo um funcionamento dentro dos meios legais. Aqui, o contador cuidará de toda documentação necessária, como por exemplo:

  • contrato social para empresas Ltda
  • requerimento de empresário para MEI
  • documentos pessoais dos sócios.

5- Emita o CNPJ

Tendo realizado o registro na Junta Comercial, é fundamental solicitar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ na Receita Federal.

Com o auxílio de um contador, o processo será realizado rapidamente, considerando que o CNPJ é o identificador da empresa mediante os órgãos governamentais e as instituições financeiras.

6- Inscrições Estaduais e Municipais

Algumas atividades fazem com que a empresa necessite de uma Inscrição Estadual ou Municipal. É o contador quem saberá quais os registros necessários, cuidando dessas inscrições em conjunto com as secretarias de fazenda estaduais e prefeituras.

7- Obtenha alvará e licenças necessárias

As atividades desempenhadas na empresa demandam a solicitação de alvarás de funcionamento e algumas licenças específicas junto à prefeitura, ou em outros órgãos reguladores, como a licença sanitária, licença ambiental e autorização dos bombeiros.

Portanto, consulte as exigências do seu setor, obtenha esses documentos e evite problemas futuros. Além disso, conte com um contador para ter orientação sobre as autorizações necessárias, auxiliando ainda na obtenção de cada uma delas

Por fim, abrir uma empresa em 2025 pode ser um enorme passo rumo ao sucesso profissional.

Com esse passo a passo e a ajuda de profissionais especializados, você irá se preparar para superar os desafios e construir um negócio que seja sólido e lucrativo.

Clique aqui, fale com nosso time de especialistas e conte com a assessoria contábil completa da Smarti!