Como abrir um Escritório de Contabilidade

Como abrir um escritório de contabilidade?

Como abrir um escritório contábil? E isso é o bastante?

Parte 1: Para abrir um escritório de contabilidade use “Primeiro estratégia, técnica depois”.

Depois de ler os principais artigos da internet sobre “Como abrir um escritório de contabilidade?”, percebi que os conteúdos existentes tinham apenas uma linguagem técnica e não estratégica do negócio.

Como eu já sei que apenas abrir um escritório contábil não é o bastante para prosperar, decidi trazer as duas coisas:

A linguagem técnica, para você efetivamente abrir a sua empresa de serviços contábeis.

E a estratégica, que ajudará você futuro empreendedor(a) contábil a ser o único a cada 4 empreendedores que conseguirá superar o marco de 5 anos de atividade com a sua empresa.

Para abrir um escritório de contabilidade primeiro planejamos cada detalhe da  futura empresa com os franqueados da nossa Rede Contábil. Dessa forma, quando chegarmos nas questões técnicas, saberemos exatamente o que fazer.

Não vou fazer diferente aqui. Você e eu seguiremos a fórmula que já beneficiou quase 2 dezenas de escritórios contábeis em todo Brasil.

Meu intuito é te levar muito além das questões técnicas da abertura de uma empresa de contabilidade. Quero te contar coisas que a maioria dos artigos não contam.

Veremos aqui questões extremamente relevantes para o futuro do seu negócio contábil, de maneira que ele possua ainda mais chances de ser próspero e sustentável.

Primeiro estratégia, técnica depois.

 

Conhecendo o tamanho do mercado contábil:

Para ter um negócio contábil sustentável, precisamos planejar e conhecer muitas coisas do seu ecossistema, uma delas é o mercado.

E se você perguntou, se o mercado contábil é competitivo? Definitivamente sim, inclusive muito.

Hoje existem mais de 84.000 empresas contábeis, que inclusive empregam muitos, dos mais de 527.000 contabilistas registrados no CFC – Conselho Federal de Contabilidade.

Atualmente, existe cerca de 240 possíveis clientes para cada escritório de contabilidade no Brasil, conforme dados do Mapa de Empresas. Porém, esse número é reduzido para cerca de 98 empresas, quando desconsideramos os MEI’s – Microempreendedores Individuais.

 

Entendendo a realidade do mercado contábil:

Antes de mais nada, por que desconsiderar os MEIs? Afinal, isso acaba reduzindo a taxa de 240 para 98 empresas a cada escritório contábil, não é mesmo?

Em razão dos microempreendedores individuais não serem obrigados por lei a possuírem escrituração contábil. Para eles, a contratação de um profissional contábil é facultativa, apesar da série de benefícios que os propiciariam.

Então empreendedores Contábeis, não interpretem mal, pois não estou falando que os MEI’s não possam ser clientes do seu escritório. Inclusive já vi alguns empreendedores da contabilidade se dando bem ao focarem nos MEI’s, foram pouquíssimos, mas já vi.

A questão é que para uma conta mais realista, levei em consideração apenas as empresas obrigadas por lei a possuírem uma escrituração contábil.

 

Pense diferente do padrão:

“O que eu quero mesmo é abrir o escritório, ter o CNPJ. Depois eu vejo essas coisas de mercado, estratégia, planejamento, etc…”

Se você já havia pensado em algo parecido com a frase acima, certamente agora pode estar percebendo o quanto isso poderia custar para o seu negócio, afinal:

Não conhecer o terreno da batalha, pode acabar custando a guerra.”

E acredite, muitos contabilistas seguiram pelo caminho do “depois eu vejo isso” ao abrir seus escritórios e acabaram falindo precocemente. Hoje em dia como você já pode imaginar, a maioria infelizmente ainda segue por esse velho e perigoso caminho.

Se sua leitura acabasse nesse ponto, você já faria parte de um grupo muito restrito. O grupo de possíveis e já empreendedores contábeis que tiveram acesso às informações do mercado contábil antes de abrir o seu negócio.

Por mais que tenhamos visto tudo de forma superficial e com informação bastante sintetizada, isso já é muito mais do que a maioria que seus concorrentes viram.  

Na verdade, o que eu quero ter feito até aqui é algo que vai muito além de te dar um pequeno panorama do atual mercado contábil do Brasil. Eu espero, que essa tenha sido a primeira de muitas provocações positivas, pra você pensar diferente.

Pensar em coisas que os demais não pensaram, pensam ou pensarão.

Repita esse exercício na sua região, cidade ou bairro. Certamente isso contribuirá pra você sair ainda mais na frente da concorrência e ter mais chances de conquistar resultados melhores pra sua empresa de serviços contábeis.

Felizmente, você pensou diferente do padrão.

Parte 2 – Empreendedor contábil, cientista contábil ou estrategista contábil?

Conhecendo os perfis dos empreendedores contábeis:

Muitos imaginam que o estudo técnico será o suficiente para o diferenciar da concorrência, pensando algo como:

“Eu tenho pós-graduação, MBA, Mestrado e agora estou fazendo Doutorado. Além disso eu domino o departamento contábil como ninguém”

Atualmente a contabilidade segue a tendência do mercado como um todo, por procurar especialistas, mas não se engane, pois existem vários tipos de especialistas.

Dos diversos tipos, irei criar contigo dois termos mais generalistas pra você entender melhor. Vou apelidá-los de “especialista da operação” e “especialista da estratégia”.

O especialista contábil da operação:

  • Geralmente tem domínio muito significativo em determinado departamento operacional.
  • Pode possuir diversas especializações técnicas na sua área, porém pouco sabe sobre as demais rotinas do negócio.
  • Tende a ficar focado na operação.
  • Tende a buscar soluções que gerem impactos positivos em sua área operacional.
  • Aguarda receber indicações de clientes, ou seja, de forma passiva (quando  líder do negócio). 
  • Também poderíamos chamá-lo de cientista contábil.

 

O especialista contábil da estratégia:

  • Pode ou não possuir domínio significativo em determinado departamento, porém consegue ter uma visão clara sobre o negócio.
  • Tende a compensar eventuais limitações técnicas, com soluções que façam elas serem menos impactantes.
  • Tende a buscar soluções que gerem impactos positivos nos resultados financeiros dos clientes e consequentemente aos seus.
  • Sempre maquina formas de conseguir mais clientes e melhorar seus resultados de forma ativa (quando é ou não líder do negócio).
  • Também poderíamos chamá-lo de estrategista contábil.

 

Reforçando: Pra chegar a essas características fui bastante generalista e claro, utilizei um tom exagerado para você distinguir mais facilmente as características de um e outro.

 

Descobrindo o perfil ideal:

O ideal dos mundos certamente seria conseguir ser os dois especialistas ao mesmo tempo, eliminando é claro, suas eventuais incompatibilidades.

Porém, como estou falando para novos empreendedores que buscam abrir um escritório de contabilidade, ou ao menos em grande maioria, poderão surgir dúvidas como:

“Qual é o melhor perfil?” ou “Qual perfil eu devo ter?”

Aqui não é necessariamente uma questão de ser melhor ou pior, mas sim do que mais se encaixa no perfil de um empreendedor contábil.

Apesar de ambos serem extremamente necessários, o perfil estratégico é certamente mais impactante na “vida” de um escritório contábil do que o perfil operacional.

“Até mesmo em escritórios contábeis subnichados?”

Sim, até mesmo neles, como veremos mais à frente, na etapa do Plano de Negócios.

Lembre-se que o cliente quer lucrar mais e se incomodar o mínimo com questões burocráticas, a contabilidade geralmente é uma dessas questões para ele. 

Por fim, tenha em mente que para melhorar a operação você  poderá contratar especialistas operacionais mais facilmente que os estratégicos.

O mesmo não acontece com os especialistas estratégicos. Eles tendem a ser mais raros no mercado, pois geralmente preferem trabalhar nos seus próprios negócios.

Parte 3 – Colocando a ideia do papel!

Formando o Plano de Negócios para Abrir um Escritório de Contabilidade:

Definitivamente, tanto para saber como abrir um escritório de contabilidade quanto para qualquer outro negócio, um documento é indispensável, o plano de negócios.

É no plano de negócios que você reunirá todas as informações e ideias do seu futuro empreendimento contábil.

Então sabendo da importância desse documento, eu criei um eBook com 8 Dicas pra fazer um Plano de Negócios Matador pro seu Escritório de Contabilidade, do qual retirei um trecho da introdução e deixarei aqui pra que você possa ler.

O grande “segredo” para ter um escritório de contabilidade próspero e sustentável tem resposta, ela é Planejamento.

 Com mais de 20 anos de experiência, já abrimos muitos escritórios de contabilidade por todo Brasil. Quanto mais esse número aumenta, mais fica evidente o quanto um bom Planejamento é crucial pra Empresas de Serviços Contábeis, desde abertura até a sua consolidação.

 Iremos nos esforçar ao máximo para que esse material ajude você a alcançar o seu sonho. Ter uma empresa contábil próspera e consolidada no mercado.

Legal? Então de presente, clique aqui para ter acesso a ele agora!

Pra te adiantar, vou colocar alguns dos temas do eBook abaixo:

  • Sozinho ou em sociedade?
  • Nichar ou não a atuação?
  • Espaço físico, Coworking ou Home-Office?
  • Contabilidade Digital ou Contabilidade Tradicional?
  • Começar a empreender ainda na faculdade ou não?
  • Existe um modelo ideal de plano de negócios?
  • Por que padronizar tarefas?
  • Qual a importância do planejamento financeiro?

 

Tenho certeza que as 8 Dicas pra fazer um Plano de Negócios Matador pro seu Escritório de Contabilidade te darão no mínimo, muitos insights.

Pra baixar o eBook agora, clique aqui!

Parte 4 – Tirando a ideia do papel!

Tirando o seu escritório de contabilidade do papel:

Depois que finalizar o seu plano de negócios e que você já saiba exatamente da maneira que seu escritório de contabilidade deverá atuar, você precisará dar o próximo passo, que é tirá-lo do papel!

A abertura de um escritório contábil terá pouquíssimas diferenças quando comparada às aberturas de empresas convencionais. Uma dessas poucas diferenças, por exemplo, é o registro no Conselho Regional de Contabilidade – CRC da unidade federativa de atuação.

 

Principais registros do escritório contábil:

Abaixo foram listados os principais registros que você deverá possuir para abrir o seu escritório contábil. Esses itens podem sofrer alterações dependendo da sua localidade.

Para abertura e registro de um Escritório de Contabilidade é necessário realizar os seguintes procedimentos:

  • Registro Empresarial na Junta Comercial do seu Estado (ou Distrito Federal);
  • Criação do CNPJ na Secretária da Receita Federal via RedeSim;
  • Registro na Secretária da Fazenda Estadual/Receita Estadual (se aplicável);
  • Obtenção do Alvará de funcionamento do município e Inscrição Municipal;
  • Licença do Corpo de Bombeiros do seu Estado (ou Distrito Federal) e demais licenças exigidas no alvará de funcionamento, como por exemplo Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, entre outras (se aplicáveis); 
  • Registro da organização contábil no CRC – Conselho Regional de Contabilidade do seu Estado (ou Distrito Federal)
  • Registro no e-Social e Cadastro na Caixa Econômica Federal no sistema Conectividade Social;
  • Opção pelo regime tributário “Simples Nacional”, deverá ser realizado no máximo após 30 dias do registro do CNPJ. (Caso seja a opção escolhida, após um estudo específico que deve ser realizado no plano de negócios).

 

Dica para iniciar o seu escritório de contabilidade!

Antes de dar início aos registros, uma excelente dica é entrar em contato com o CRC – Conselho Regional de Contabilidade e a Secretaria Municipal.

Certamente você poderá receber dicas dessas equipes e acabar por descobrir questões específicas, inclusive estratégicas, da sua localidade ao abrir um escritório de contabilidade.

Dessa forma, você também poderá se adiantar quanto às exigências do negócio e conhecer um pouco mais a fundo, suas responsabilidades perante essas entidades.

 

Posso ser um empreendedor contábil, sem possuir um CRC?

Como você verá no eBook, atualmente você não precisa ser formado ou já possuir o seu CRC para ser um empreendedor contábil

Antes que alguém entenda errado ou ironia, ressalto que estamos falando de Empreendedor(a) Contábil e não Contador(a).

Saiba mais sobre na nossa página destinada às franquias de contabilidade.

Parte 5 – Agora é com você!

Chegou a hora de abrir o escritório de contabilidade:

De fato, agora é com você ou vocês, caso queira abrir um escritório de contabilidade com outras pessoas.

Certamente você possui muitas coisas pra colocar em prática, não é? Porém é bem possível que você esteja com uma sensação de insegurança e por mais que já possua o direcionamento, ainda não se sinta totalmente preparado(a).

E se eu te dissesse, que você ou vocês possuem a opção de seguir por um caminho confiável e menos turbulento. Isso seria bom pra você?

 

A solução que troca a sua insegurança, por força e tranquilidade no seu escritório de contabilidade:

Seria mágico se alguém te apontasse por quais caminhos seguir e te ajudasse a evitar problemas que poderiam ser evitados não só agora, mas durante toda a sua caminhada?

Seria maravilhoso, não seria? Isso já é real e totalmente viável.

No eBook, fiz um resumo sobre como você pode ter o mapa do tesouro pra evitar os principais perigos do mundo contábil.

Um mapa pra você atingir o sonho de ter uma empresa de serviços contábeis próspera e sustentável.

 

O sonho do empreendedorismo contábil já é realidade:

Isso se tornou possível graças a Rede de Franquias Smarti Contabilidade.

Com a Rede você:

  • Elimina concorrentes e criar parceiros.
  • Aprende com toda a experiência de dezenas de empresários contábeis.
  • Diminui os custos técnicos operacionais.
  • Aprende a vender mais e mais.
  • Evolui de 5 a 10 anos em apenas um.

Dezenas de empresários e empresárias da contabilidade dispostos a te apoiar por toda a sua jornada, afinal o seu acerto será o acerto deles.

Se você quer disparar na frente, economizando dinheiro, mas principalmente diminuindo tempo e dificuldades, então clique aqui e conheça todas as soluções e vantagens da nossa Rede!

 

Mensagem de intenção:

“Espero que esse conteúdo possa ajudar muitos empresários e empresárias contábeis de todo Brasil.

A trajetória não é fácil, mas será muito justa independente do caminho que escolher traçar. Isso será expressado em seus resultados e na sua paz, tanto para o bem quanto para o mal. Lembre-se sempre disso.

Vida longa ao Empreendedorismo Contábil!”

Cassiano Alves Fabri Casses Rede Franqueadora de Contabilidade Smarti

ESCRITO POR

Cassiano Alves Fabri “Casses”

CMO e Co-Founder da Rede de Franquias Smarti
@ContabilidadeSmart